quarta-feira, 11 de maio de 2011

A VISÃO EMPREENDEDORA NO TERCEIRO SETOR




Captar recursos não traz apenas dinheiro, também promove a organização e aumenta o apoio da comunidade. Por exemplo: um evento especial pode servir para apresentar o trabalho da sua organização às pessoas que o prestigiam.
  Um programa de mala-direta pode servirpara informar milhares de pessoas todos os anos a respeito de sua organização e seu programa. 

Pesquisas realizadas nos EUA têm demonstrado que as pessoas que lêem cartas solicitando doações aprendem sobre seu programa, mesmo que não façam uma doação. !
Uma base de doadores também pode dar apoio político a uma entidade sem fins lucrativos e sua causa. O apoio político pode ser geral ou específico. Às vezes as entidades sem fins lucrativos solicitam uma ação específica de seus doadores ao enviar-lhes informações a respeito de uma questão que merece sua atenção (a qual pode, ou não, estar ligada a uma campanha de captação de recursos).

 Por exemplo, os doadores podem receber um cartão postal, um abaixo-assinado ou uma carta-modelo a ser enviada ao Presidente do Brasil ou a um Ministro exigindo uma mudança de políticas por parte do governo.
À medida que os doadores passam a conhecer melhor a organização, seu grau de interesse pode aumentar tanto que gostariam de doar tempo como voluntários, o que é uma vantagem adicional. Não basta uma pessoa estar motivada para que ela doe. Ela precisa ter capacidade de doar.

O captador de recursos deve sempre estar à busca de pessoas e instituições que têm a combinação dos dois.
Receber um investimento indica que alguém de fora tem uma boa impressão do trabalho da organização e está disposto a investir no seu sucesso.
 Isso pode melhorar sua credibilidade junto a empresas locais, pessoas com o potencial de fazer doações grandes e outras fundações. Os críticos ao trabalho desenvolvido pela organização podem rever suas posições.

A maioria das organizações sem fins lucrativos não acha que é seu perfil ser empreendedora
Entretanto, uma abordagem mais empreendedora pode ser de grande vantagem para entidades sem fins lucrativos e as causas que apóiam.
Significa contato com a comunidade, divulgação, conquista de apoio e sensibilização. Muitas entidades são quase desconhecidas fora de seu círculo imediato e seu público beneficiário. Uma abordagem mais empreendedora poderia mudar isso para melhor, a favor do trabalho que as entidades realizam.
Para a maioria de dirigentes de entidades sem fins lucrativos, pensar de maneira empreendedora é algo inusitado.
 A maioria tem paixão por sua missão, mas não faz parte de sua natureza promover a sua organização. 
Tornar-se empreendedor é uma questão de aplicar a mesma paixão na captação de recursos!

A visão de um empreendedor é:
a missão da organização ou entidade é importante;
para executá-la, é preciso recursos;
é necessário ter uma base de doadores;
é preciso permitir aos doadores a oportunidade de investir;
existe uma relação de troca entre o doador e a entidade sem fins
lucrativos;
três grupos de pessoas têm igual importância para a entidade
sem fins lucrativos: os funcionários, os voluntários e os doadores.

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