segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Profissionalização do Terceiro Setor




A profissionalização das entidades sociais deve ser entendida em múltiplas dimensões:aprimoramento da qualidade dos seus programas de atendimento; maior capacidade de buscar parcerias e recursos para promover a sua sustentabilidade; aprimoramento de sua competência administrativa e de sua estrutura organizacional.
A profissionalização do terceiro setor é um tema fundamental para que a gestão das organizações, a intervenção dos profissionais que nele atuam e o desenvolvimento dos projetos institucionais venham a se constituir em um diferencial de qualidade. Muito se tem tratado sobre um dos maiores desafios das organizações do terceiro setor no   Brasil    que é a sua sustentabilidade a médio e longo prazo.

Na busca da almejada independência econômica há uma visível tentativa de profissionalização da gestão das organizações sem fins lucrativos, que impõe à sociedade civil um leque com opções de modelos, técnicas e instrumentos gerenciais trazidos às vezes adaptados do mercado e do Estado. Há um maior investimento (financeiro, temporal, material e humano) na captação do que na consecução do trabalho social da instituição.Como alternativa para o problema da sustentabilidade há organizações buscando garantir sua sustentabilidade financeira por meio da comercialização de produtos muitas vezes fabricados pelos próprios beneficiários ou por seus voluntários.
Na tentativa de vencer este desafio, as organizações sem fins lucrativos têm buscado, ao longo dos últimos anos, alternativas de geração de renda, de diversificação de fontes de recursos e de desenvolvimento de novos produtos e serviços. A sociedade brasileira vive um momento de mudanças e rearticulações nos papéis que o Estado, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada desempenham no desenvolvimento social. As empresas privadas vêm demonstrando um crescente interesse pela participação mais ativa e responsável na área social. Pesquisas realizadas mostram um avanço na consciência social do empresariado e revelam o crescimento das iniciativas de utilização dos talentos, competências e tecnologias das empresas para a solução de problemas sociais.
Por seu turno, o terceiro setor brasileiro está em crescimento e seus múltiplos significados epotenciais vão sendo descobertos por cidadãos e organizações em busca de uma participaçãosocial mais efetiva. As ONGs e entidades assistenciais estão sendo valorizadas hoje como organizações portadoras de valores fundamentais para a sociedade, passando a receber atenção crescente dos setores público e privado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário